Oficinas de biconstrução com crianças

Mão na Massa é um projecto de oficinas de bioconstrução para crianças, criado com dois amigas portuguesas, reunidas pela rede de permacultores em Castelo Branco, Portugal.

Há tempo já, que queria combinar minhas duas paixões: o trabalho com a terra e a natureza (Bioconstrução), com a transmissão de conhecimento para as crianças, e foi assim que surgiu esta ideia. Com a ajuda e a motivação das minhas colegas, terminamos a escritura do projeto e apresentamos em várias organizações que trabalham com escolas e crianças.

O objetivo geral de nosso projeto é de proporcionar um ambiente onde cada criança possa viver e aproveitar da sua conexão inata com a natureza de uma forma inspiradora, divertida e segura. Para assim, construir uma sociedade mais sustentável, ensinando, divulgando e praticando a Bioconstrução e a Permacultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Fazer pequenas oficinas educativas de bioconstrução, onde as crianças e os jovens possam experimentar o trabalho e o contato com a argila, com a terra e com as diferentes matérias primas que há na natureza.

– Sensibilizar as crianças e jovens para o reciclagem, o uso de materiais naturais, e da construção ecológica.

– Criar um lugar onde as crianças e os jovens possam estar em contato com a natureza.

– Ensinar o respeito pelo que nos rodeia, a terra, a natureza, e portanto, de si mesmo.

– Ensinar através da prática, onde os erros são bem-vindos.

METODOLOGIA:

Ensinar através da prática, por meio de atividades lúdicas e dinâmicas, baseados na construção natural. Onde as crianças e os jovens entrem em contacto direito com a natureza, onde possam utilizar as mãos, os pés, deixando-los sentir a terra, a areia, a água, e experimentar o que acontece quando eles são misturados.

http://www.facebook.com/maonamassapt